O que é: design responsivo

A internet vem se tornando um dos meios de comunicação mais importantes do mundo, justamente pela capacidade de alcançar tantas pessoas e ao mesmo tempo integrar todas as áreas em um lugar só. Seja para fins pessoais de relacionamentos, negócios, estudos ou diversão, a internet é constantemente acessada a cada segundo, basta olhar ao seu redor, no ônibus, nas ruas, nos restaurantes… e perceber quantas pessoas estão olhando para o celular.  É incrível perceber o número de pessoas que hoje simplesmente não vivem mais sem esse dispositivo móvel, não é mesmo? Você também faz parte dessa nova realidade!

Mas afinal, o que isso tem a ver com design responsivo? Simplesmente tudo. Principalmente se você for dono de empresa, loja ou blog, é importante que entenda: Sites que não tenham design responsivo tendem a perder muitas possibilidades de serem vistos, e consequentemente perdem vendas e potenciais leitores. O Google, já há algum tempo, vem mostrando os resultados de buscas realizadas em smartphones, de acordo com a existência ou não da versão responsiva do site, ou seja, aqueles sites que não tem versão responsiva são desclassificados e não aparecem nos primeiros resultados. Se o usuário acessa o seu site pelo tablete ou smartphone e não tem uma boa experiência, as chances de ele sair do site, não voltar mais e ainda ir para o site da concorrência é gigante.

Direto ao ponto: o que é design responsivo

Já aconteceu de você entrar em um site pelo celular e o site aparecer pequenininho na tela, com as letras e as imagens muito pequenas, praticamente impossíveis de ler e entender do que se trata? Esse é um exemplo de um site sem design responsivo. Design Responsivo é uma técnica de criação para web, em que o site automaticamente se adapta a tela do usuário. Os sites com design responsivo adaptam o tamanho dos elementos (textos, imagens, etc) para um tamanho que fique visível e adequado para o dispositivo que está sendo usado. Assim o usuário não precisa ficar dando zoom para ver o que está no site.